Resenha : PORTO SEGURO – NICHOLAS SPARKS

Título : Um Porto Seguro
Referencial de Páginas : 384
Autor : Nicholas Sparks
ISBN : 9788581630045
Editora : Novo Conceito
Preço Médio : 29,90
Acabamento : Brochura
Gênero : Romance/Drama
Ano de Publicação : 2012

 

Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas… e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Nicholas Sparks arrasa novamente!

RESENHA:

Confesso que ao pegar Um Porto Seguro para ler fiquei meio apreensivo, vários pensamentos passaram por minha cabeça, fiquei me perguntando se o que encontraria ali iria me satisfazer. Vejo constantemente muitas resenhas de livros do autor destacando sua suposta “fórmula pronta” e coisas parecidas, mas sinceramente… Um Porto Seguro é um dos livros mais doces e grandiosos que já li. A maneira como Sparks consegue introduzir os sentimentos aos seus personagens é incrível, acho que o autor tem um talento raro se tratando de trabalhar ambientes e momentos. Quem já leu Sparks sabe quantas reações temos durante a leitura. A possibilidade de sentir qualquer sentimento que for nunca deve ser descartada, pois se tratando de Sparks, uma emoção caminha junto da outra, só esperando para te encher de lágrimas que são derramadas com uma pureza na alma e no coração.

” Nos momentos mais difíceis, o amor é o único refúgio. “

“Todo mundo tem um passado, mas ele se limita a ser apenas o passado. Você pode aprender com ele, mas não pode mudá-lo. A pessoa que eu conheço é aquela que eu quero conhecer ainda melhor…” Pág: 160

A trama em si gira em torno de Katie, que como já disse, sofria agressões do marido. Tentei de várias formas me apegar a Katie e colocar razão em suas atitudes, mas infelizmente não consegui pegar afeição pela personagem, o que fez com que algumas partes do livro ficassem um pouco difíceis para mim, principalmente partes que Katie é o centro das atenções, ou seja, a maioria do livro. Já com Alex e seus filhos a história é diferente (hahaha). Consegui me apegar demais às crianças e cada coisa de errado que acontecia em suas vidas me deixava triste. Alex também se mostrou um cara legal, com boas intenções e um exemplo de pai a ser seguido. Acho muito legal quando um autor coloca traços extremamente humanos em um personagem, o que faz com que tudo aquilo fique ainda mais real. Nnão preciso falar nada sobre Jo, a suposta amiga de Katie. Desde o começo suspeitava de que ela era mais do que uma simples amiga da cabana ao lado e quando descobri que na verdade ela era a mulher falecida de Alex. O.OOOOO !!
Sobre a edição não tenho absolutamente nada a reclamar. A minha capa que é a do filme é muito bonita e possui cores fortes que faz com que se destaque na estante. A diagramação está bastante caprichada que já e de costume da  Novo Conceito. Encontrei erros mínimos, que não atrapalharam demasiadamente em nada. Os diálogos estão bem distribuídos e não encontrei dificuldade em entender o que os personagens queriam dizer hora alguma. Enfim… A edição está caprichada.

“Tudo o que Alex sabia com certeza era que, aqui e agora, ele estava se apaixonando perdidamente por aquela mulher e que esperava que ela sentisse o mesmo em relação a ele…” Pág: 155

Achei essa coisa de introduzir temas polêmicos a uma narrativa aparentemente calma, uma jogada de mestre. O núcleo a qual girava Katie naquela indecisão mortal de escolher o lado fácil e tortuoso ou o lado difícil e prazeroso foi incrível de acompanhar. Fiquei muito mais impressionado com a estória de Katie do que com o romance construído pelo autor, mas entendo que sem o romance a estória não teria o mínimo sentido e tudo ficaria fácil demais. O final já era esperado, então não tive grandes surpresas. Para terminar digo para aqueles que procuram um livro fácil de ler, calmo e ao mesmo tempo sentimentalista e puro, leiam Um Porto Seguro e se deliciem com essa incrível história.

Sparks conseguiu mais uma vez me deixar apaixonado por mais uma de suas histórias. É uma trama bem construída, estruturada e com passagens únicas e emocionantes.

Se você já é fã do autor, com certeza seu amor só aumentará, e se ainda não é e/ou não leu algum livro dele, ‘Um Porto Seguro’ seria um ótimo livro para começar.

Espero que tenham gostado, não esqueçam de SEGUIR E CURTIR E COMENTAR e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s